no ar desde 1998

 

Quando as estrelas latem - 2
Os cães em desenhos animados e histórias em quadrinhos

 


Desde o começo do Times recebemos muitas sugestões para as nossas matérias e, na medida do possível, vamos atendendo a todas elas. Mas, poucas foram tão recorrentes quanto fazer uma matéria especial sobre a participação dos cães no mundo das artes. E, como não é pouca coisa, resolvemos dividir os nossos personagens. Nesta segunda parte, os principais (se é que não esquecemos de ninguém...) artistas caninos em desenhos animados e histórias em quadrinho!

HH01490A.gif (2428 bytes)Desenhos Animados - Seriados

Smurfs

Homnibus deu Puppy como presente para Papa Smurf. Mas mesmo um cão pequeno é grande para os padrões dos Smurfs, o que pode sempre ser um problema... Como apenas Baby Smurf sabe como abrir a coleira do pescoço dele, Puppy adotou-o como proprietário. Puppy sempre protege seus amigos dos ataques de Gargamel e Azrael.

Ralph Wolf and Sam Sheepdog

bionicao.gif (2596 bytes)

Bionicão

Exibido pelo canal Cartoon Network

shape_augie2.gif (4607 bytes)

Bob Pai, Bob Filho

shape_augie1.gif (4871 bytes)Bóbi Filho é um cãozinho manso, inteligente e educado. Bóbi Filho é um grande admirador de seu pai e demonstra sua admiração sempre que se refere ao pai usando frases tais como "o melhor papai do mundo" ou "meu digníssimo pai". Pai e filho compartilham de uma grande afeição um pelo outro, mas claro que a diferença de gerações sempre cria conflitos, por menores que sejam. O coitadinho do Bóbi Filho tem sempre que agüentar os incansáveis esforços de seu pai para ensiná-lo lições de vida. Apesar de toda encrenca em que se metem, no final as coisas sempre acabam bem para eles.
Exibido pelo canal Cartoon Network

spy_pic3.gif (2933 bytes)

Cães Espiões
A Terra é um lugar perigoso. Felizmente, nós sempre tivemos o cão do nosso lado. O que ninguem sabia é que os cachorros do mundo se juntaram secretamente para formar uma agência de espiões peludos dedicados a salvar os indefesos seres humanos de inimigos como Gatástrofe, que, junto com seu exército mortal, planeja destruir e escravizar o Mundo Canino e, eventualmente, todo o planeta. Com a ajuda de Ralph, o charmoso e elegante agente número 1, Mitzy, a fox-terrier rosada e dengosa, o jovem Scribble, um novato que só pode trabalhar sob supervisão, e o comando do Cão Zero, Os Cães Espiões não vão tirar uma soneca até que justiça seja feita!

Atualmente exibido pelo canal Fox Kids

shape_wraces_muttley.gif (5739 bytes)

Corrida Maluca

Mutley é o companheiro de vigarices do Dick Vigarista. Esse levado vira-lata passa seu tempo participando das jogadas e armadilhas de Dick.

Atualmente exibido pelo canal Cartoon Network

bobos.gif (56498 bytes) Dois Cachorros Bobos

A dupla de "Os dois cachorros bobos" é formada pelo pastor gordo, conhecido como Cachorro Grande e é órfão de pais vira-latas. O amigo dele, um bassê camarada, conhecido como Cachorro Pequeno, é órfão, o menorzinho da ninhada. Ele não foi vendido quando filhote, então os donos de sua mãe o soltaram na rua. Constrangido por sua estatura diminuta, o Cachorro Pequeno está sempre se metendo em brigas, mas acaba sempre se arrependendo de ter entrado nelas. Cachorro Pequeno nomeou a si próprio lider da dupla Dois Cachorros Bobos. O desenho foi criado pelo caricaturista Donovan Cook e premiado em 1993.

Atualmente exibido pelo canal Cartoon Network

shape_hongkongphooey.gif (5450 bytes)

Hong Kong Fú

Penrod (Penry) Pooch é um amável zelador da delegacia de polícia, mas quando surge algum problema sério ele está sempre à um passo de se transformar no Hong Kong Phooey. Desde que ele esteja com seu manual de Kung Fú, Hong Kong Phooey está seguro de si. Ele também conta freqüentemente com a ajuda de seu gato, China, e de seu Phooeymóvel. Penry sabe quando deve entrar em ação porque está sempre de antena ligada na Rosemary, a telefonista da delegacia, e no rústico porém amável Sargento.

Atualmente exibido pelo canal Cartoon Network

shape_jetsonastro.gif (4771 bytes)

Jetsons - Astor

Astor é um cachorro enorme, amável, carinhoso e conversador. Sempre querendo agradar, ele faz tudo por comida, diversão e uma oportunidade para dormir dentro de casa. Ele é um cão sensível e cai no choro quando percebe que George não está lhe dando toda atenção e carinho que ele sente merecer. George acaba o tempo todo se desculpando e sucumbindo às vontades e desejos do seu querido cão falante. Apesar de todo o seu tamanho e pêlo, Astor não tem nada de bravo. Medroso e dócil, Astor em geral corre de situações assustadoras. Sua capacidade de fala e sua personalidade carinhosa fazem de Astor uma parte imprescindível da família Jetson.

Atualmente exibido pelo canal Cartoon Network

pluto.gif (9190 bytes)

Pluto

Personagem de Disney, Pluto apareceu nos filmes de Mickey Mouse em 1939. Sugere-se em alguns textos que Pluto seja um Braco Francês. Outro personagem 'canino' de Disney é o Pateta, que foi introduzido nas histórias em 1941.

shape_scoobydoo.gif (5790 bytes)

Scooby-doo

Scooby-doo apareceu pela primeira vez rem 1954. Inicialmente tinha apenas tirinhas em quadrinhos, mas o sucesso do personagem é realmente devido aos inúmeros desenhos animados do qual participou em companhia de seu 'dono', Salsicha.

Segundo o desenhista, o apesar de ser um Dogue Alemão,   Scooby sofreu ainda alguma inspiração do Boxer da família. 

Costelinha

Doug é um adolescente que sofre com as mesmas coisas que todo adolescente se preocupa: aparência, o tênis de marca, a banda, aquela menina...Tem um cachorro chamado Costelinha e mora com seus pais e sua irmã Judy.

  • Vida de Cachorro
    Seriado francês.
    Exibido pelo canal Cartoon Network

HH01490A.gif (2428 bytes)Desenhos Animados - Filmes

101 Dálmatas, 1959
(101 Dalmatians)

Inspirado no romance de Deedie Smith, o filme conta a história de Cruella De Vil (ou Cruela Cruel, como ficou conhecida no Brasil), que sonha em fazer um casaco de pele com os filhotes dos dálmatas. O filme foi um sucesso e mereceu uma refilmagem, desta vez com atores 'reais'.

balto.gif (8184 bytes)

Balto, 1995
Baseado na história real, ocorrida na cidade de Nome, Alaska em 1927. Balto, meio Husky Siberiano meio lobo, percorre 600 milhas em meio a uma tempestade de neve puxando um trenó, junto de seus companheiros cães, para levar a antitoxina da difteria às criançaa da cidade.

Vozes de Kevin Bacon, Bridget Fonda, Phil Collins, Bob Hoskins, Danny Martin

Direção de Simon Wells

Cão e a Raposa, 81
The Fox and the Hound, Disney

É a história da amizade, pouco usual, entre um cão e uma raposa. Dodó (cão) e Tobi (raposa) tornam-se grandes amigos. Mas as coisas mudam quando ambos se tornam adultos e eles passam por muitas aventuras até perceberem que seus destinos devem ser separados um do outro.
Confusões de um adorável cão, 87
The Dog's Tail Tale

Dois fazendeiros amigos e seus respectivos cães enfrental vizinhos vilões e invejosos. Curioso e divertido, o filme difere bastante dos desenhos de Disney, com seus personagens vivendo em cenários sujos e tristes.

lady.jpg (7894 bytes)

Dama e o Vagabundo, 1955
Lady and the Trump

Conta o caso de amor entre uma Cocker Spaniel e um Vira-Latas. Lady trava amizade ainda com Caesar, um Bloodhound e com outros cães. A Dama e o Vagabundo é um dos desenhos animados de maior sucesso da história do cinema. A produção foi primorosa, com maquetes que recriaram as mansões aristocráticas e ruas da Inglaterra. Foi a primeira vez que as filmagens foram realizadas em CinemaScope.
Todos os cães merecem o céu, 1989
All The Dogs Go To Heaven

Em Nova Orleans, em 39, traído pelo antigo sócio, um cão pastor alemão é morto, vai para o céu, mas retorna à vida. Procurando vingar-se, envolve-se com uma menina órfã, capaz de conversar com todos os animais. O animador é o mesmo de Bernardo e Bianca e Fievel. O desenho é movimentrado e bem narrado. Reproduz muito bem os principais elementos dos filmes de gânsteres. Burt Raynolds faz a voz do Pastor Alemão na versão original.
Com continuação.
Uma Vida de Cachorro, 1991
Rover Dangerfield

Um cachorro malandro se vê obrigado a fugir, indo parar em uma fazenda, onde vive muitas aventuras e encontra sua grande paixão. O personagem Rover é inspirado no comediante americano Rodney Dargerfield. Humor bem adolescente e cheio de referências.
Vida de Cachorro, 1992
Family Dog

Série produzida por Steven Spilberg, são três episódios com a história de um cão sem nome, covarde, fraco e com cara de 'rato'. Mesmo assim, o cãozinho é extremamente simpático. Mistura de humor adulto com animação de excelente qualidade. O herói precisa se entender com o policial da família vizinha e com os apuros da sua participação numa exposição canina.

 

AG00024_.gif (5336 bytes)Histórias em Quadrinhos

bidu.gif (6952 bytes)

Bidu

Cãozinho de estimação do Franjinha. Acompanha as aventuras da Turminha como um cãozinho fiel. Mas de vez em quando tem suas próprias histórias, onde fala com objetos e outros animais. "Nasceu" em 1959, juntamente com o Franjinha, nas páginas da Folha de São Paulo. E como foi o primeiro personagem de sucesso do Mauricio, até hoje é o símbolo da Mauricio de Sousa Produções. Como vemos, o Mauricio também se mantém fiel a ele. 
Para saber mais: Turma da Mônica

bugu.gif (11490 bytes)

Bugu

Cachorrinho esquisito que vive infernizando a vida do Bidu. Surge não se sabe de onde e tenta "roubar a cena" do personagem principal. Com tapeações e imitações, quer "aparecer" mais que o Bidu. Mas apronta tanto que no final é "despachado" pelo titular da história com um chute no traseiro, quando ainda tem tempo de gritar "adeus mamãe"!
Para saber mais: Turma da Mônica

dogberto.gif (2038 bytes) Dogberto

Dogberto é o cachorro de 'Dilbert', personagem do desenhista Scott Adams.
Dogberto foi inspirado por uma Beagle chamada Lucy, que Scott teve quando criança. Segundo ele, "Lucy nunca veio quando eu chamei - nenhum vez em 14 anos". Segundo ele, ela nunca fazia nada que não quizesse fazer e com isso, dominou a família toda.

duque.gif (7281 bytes)

Duque

Cãozinho amigo do Bidu. Normalzinho (ao contrário do Bugu). Ouve, dá conselhos e, como bom cachorro, é um amigão fiel nos bons e maus momentos das histórias. Quando muito, quando passa uma bela cachorrinha, tenta passar o Bidu pra trás.

Para saber mais: Turma da Mônica

floquinh.gif (6274 bytes)

Floquinho

Floquinho é o misterioso animal de estimação do Cebolinha. Com uma pelagem super-original, espalha a dúvida por onde passa: Está indo ou andando de costas? De que lado é o focinho? É um cachorro, mesmo?

Para saber mais: Turma da Mônica

Odie.gif (4355 bytes)  

Odie

Companheiro do gato Garfield, do desenhista Jim Davis.
Segundo seu 'criador', "Odie é extremamente popular por ser tão 'desencanado'". Segundo Jim Davis, ele não estudou nenhuma raça específica para criar Odie.

otto.gif (3924 bytes)

Otto

Otto é o cão fiel do Sargento Tainha, do Recruta Zero. Otto e Tainha são super amigos e, segundo seu criador, Mort Walker, Otto sempre mantém uma atitude de superioridade em relação aos humanos.
Uma de suas melhores frases: "Um bom cão vigia é aquele que vigia o que ele quer vigiar".

ani_logo_snoopy.gif (12028 bytes)

Snoopy

Snoopy é um dos mais famosos cães de história em quadrinhos. Seu sucesso foi tanto que estrelou inúmeros desenhos animados também.
Criado por Charles Schulz, em 1950, tornou-se um sucesso imediato.
Segundo o desenhista, o Beagle de Charlie Brown é o personagem mais popular entre os Peanuts e foi criado por causa de um cachorro que o desenhista teve aos 13 anos de idade.

AG00024_.gif (5336 bytes)Outros cães famosos

shape_flintstonesdino.gif (3964 bytes)

  • Milu
    Cãozinho de estimação do personagem Tintim.
  • Ideiafix
    Cãozinho de estimação do personagem Asterix.
  • Dino
    Espécie de cão, personagem dos Flinstones.
  • Bandit
    Cão de estimação do desenho Johnny Quest
  • Milu
    Cãozinho de estimação do personagem Máscara

Fonte: Guia de Vídeos; Guia de Filmes UOL; The Internet Movie Database Ltd; Site Vira-Lata; Site Saúde Animal, Coleção Nossos Amigos, os Cães; Revista Primeira Pata, Fox Kids, Cartoon Network,

 

   

Fale com a Gente

 
  Compartilhe
o Dogtimes
 

 

 


Voltar ao topo da página


  © COPYRIGHT M&M Arte Soluções Web  LTDA 1997-2014
Este site, suas fotos e textos, tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É proibida sua reprodução parcial ou total sem autorização expressa e por escrito.